Skip to content
Skip to service links: contact, tools, help, the group
Skip to search
Skip to main navigation
Skip to sub navigation
Skip to Footer with links to masthead, print, email a friend and disclaimer
 

Envios que contenham Baterias de Lítio

A partir de 1 de Abril de 2016, passam a vigorar novas restrições impostas pela IATA (International Air Transport Association) para o transporte de Baterias de Lítio soltas ou não embaladas junto ao equipamento eletrônico (UN3480 / PI965).
Uma grande variedade de produtos eletrônicos que funcionam por meio baterias de lítio estão afetados pelas novas normas, independentemente de serem ou não recarregáveies (Íon de Lítio) ou não-recarregáveis (metal de lítio). Os regulamentos se aplicam quando:
  • As baterias de lítio são embaladas e enviadas como ítens individuais. Exemplo: Baterias Soltas/Power bank
  • As baterias de lítio são embaladas separadamente, mas embarcadas em equipamentos na mesma caixa. Exemplo: Um telefone celular com uma bateria de lítio substituível
  • As baterias de lítio estão contidas ou instaladas em equipamentos e, portanto, são enviadas na mesma caixa. Exemplo: Um computador em formato “Tablet” com uma bateria de lítio integrada no interior do dispositivo, que não pode ser removida ou substituída pelo utilizador
Devido a preocupações de segurança crescentes suscitadas pela indústria da aviação, a regulamentação da IATA para ransporte de baterias de lítio foi reforçada e as companhias aéreas, consequentemente, terão que cumprir essas normas de forma mais rigorosa.
Por favor,, note que o transporte seguro de tais conteúdos por modal aéreo e o cumprimento integral da IATA é de responsabilidade legal do remetente. Em vista desse fato, a IATA produziu um guia para ajudar os Remetentes a compreender e cumprir com os regulamentos.

Qualquer pessoa, empresa ou entidade identificada como Remetente no Reconhecimento de Embarque (Waybill) para o transporte da DHL Express é legalmente responsável a garantir que a remssas esteja 100% em conformidade com a as exigências da IATA. Esta responsabilidade persiste mesmo se a remessa que contém as baterias de lítio não pertença ou foi produzida pelo pessoa, empresa ou entidade identificada como remetente no Reconhecimento de Embarque (Waybill).
Para evitar problemas ou consequências indesejáveis, por favor, alerte DHL Express, sempre que você pretender enviar quaisquer carregamentos contendo baterias de lítio. Nossa equipe de especialistas terá prazer em guiá-lo ultilizando as mais recentes exigências da IATA para Mercadorias Perigósas.
Seguindo uma decisão da IATA/ICAO de banir pilhas de Metal Lítio em aeronaves de transporte de passageiros à partir de Janeiro de 2015, a DHL Express, da mesma forma, não aceitará mais estas pilhas em sua rede. A regulamentação da IATA/ICAO se aplica a embalagens avulsas de pilhas de Metal Lítio que aderem à Seção II, PI-968. Já as pilhas de Metal Lítio embaladas com equipamentos (PI-969) ou instaladas nos equipamentos (PI-970) serão aceitas para transporte como antes. Não há mudança no regulamento quanto a pilhas de Íon Lítio.

Para PI-967 e PI-670, o lote deve estar limitado ao máximo de 2 volumes (cada contendo no máximo 4 células ou 2 duas baterias por equipamento).

Caso o envio tenha mais de 2 volumes, será necessário utilizar a etiqueta de manuseio de bateria (e os requisitos subsequentes).

A limitação de 2 peças por remessa passa a vigorar apenas a partir de 1 de Janeiro de 2017 uma vez que os regulamentos preveem um prazo de 12 meses de transição, porém, recomendamos que os remetentes implementam a alteração o mais breve possível.

Segundo a ICAO/IATA as alterações efetivas no dia 1 de Abril de 2016, PI-965 é proibida em voo de passageiros. Por esse motivo oferecemos o serviço limitado e para localidades específicas. PI-965 Section II requer uma provação especial vinculada à conta DHL. Para informações adicionais de como proceder entre em contato com um representante DHL local. Baterias de Lítio Íon embalagens com o equipamento (PI-966) ou acoplada ao equipamento (PI-967) são aceitas para transporte.

Importante!

Baterias de Lítio com suspeita ou que estejam defeituosas ou danificadas representam um alto risco para as pessoas e para a carga, e não são permitidas nos aviões em qualquer circusntância.
Quando se sabe ou se suspeita que uma Bateria de Lítio de um computador, celular ou outro dispositivo esteja danificada ou defeituosa, esta deve ser removida antes da DHL aceitar o envio.